Crítica – “O curioso caso de Benjamin Button”


Era aniversário de São Paulo. Uma chuva chata e tipicamente paulistana. Encontrei minha amiga Fabiane Clodie no Cine Bristol na Paulista para assistir a sessão do novo filme de Brad Pitt, que de início não estava afim. Após alguns minutos na fila, pausa para um café… Mais alguns minutos, fila para entrar na sala. Há buxixos, gente bonita, gays se beijando, mães de família, tribos que só existem aqui. Chegou a hora. Na poltrona lateral e confortável da pequena sala 6 as luzes se apagam. Começa o novo sucesso de Hollywood, com 13 indicações ao Oscar.

E este é Benjamin Button, um rapaz que nasce velho e morre jovem. Em grande parte do filme, Brad Pitt atua com maestria, sob uma maquiagem perfeita que o caracteriza em várias fases da vida, e onde o principal vilão é o tempo, que para ele gira ao contrário… Criança dentro de um corpo que mal consegue andar, Benjamin se encanta pela bela Daisy, interpretada por Cate Blanchett. Paralelamente, Daisy se torna uma bailarina extremamente profissional e passa a viver em Nova York. Dentre os sutis encontros que o casal protagoniza, é relevante dizer o cuidado que se tem com cada época, com cada figurino e atuação.

No momento auge do filme, os dois não podem mais se relacionar. O casal acaba tendo uma filha, Caroline, e Benjamin opta por sair da vida de Daisy. Benjamin rejuvenesce cada dia mais, ganha vigor e como todo adolescente, vai encarar sua jornada mundo afora. O final desta história está em cartaz nos cinemas, mas posso afirmar que é habitado nos dilemas de nosso dia-a-dia. O tempo, o humor e os dramas que nos fazem andar adiante, ou como o próprio filme relata, nunca se sabe o que nos espera.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s